Descobrindo e regenerando universos fantásticos! 

O mundo nerd/geek no maior festival da cultura pop oriental na Bahia

Auditório ExpoGeek

Sobre a Atividade

O Auditório ExpoGeek será o centro do universo nerd no Anipólitan, onde informação, diversão e entretenimento se juntam de forma criativa e lúdica. Serão diversas atrações divididos em vários convidados ilustres, além de bate-papos e apresentações interativas.

Batalha dos Fandoms

Fandoms/Grupos: Doctor Who (Whovians Ba); Star Wars (Conselho Jedi Bahia); Harry Potter (Magic Zoo); Star Trek (Star Trek Bahia)

“Quem ganharia em uma batalha, o Doctor ou Luke Skywalker? Qual o melhor – em ser o pior! – vilão, Voldemort ou Khan? E o melhor meio de transporte, a TARDIS ou a Enterprise? Está na hora de descobrirmos! Venham participar dessa acirradíssima batalha entre gigantes, onde somente um Fandom sairá vitorioso! May the odds be ever in your favor!” 

Palestrante: Lucas Gabriel e Andréa Santos (Whovians Ba); Rafael Botto (Conselho); Gabriel Cunha e Alina Calmon (Magic Zoo); Roberto Camara Jr. e Mário Bastos (Star Trek Bahia)

Biografias dos grupos: Whovians Ba – Surgido em agosto de 2011, o grupo Whovians BA desde então procura reunir os aficionados por Doctor Who, mas acabou indo além, levando ao surgimento de boas amizades e momentos inesquecíveis. Promove encontros mensais entre os fãs da série, além de festas anuais como o Wholloween (festa a fantasia de Halloween) e o Whovaiá (o Arraiá Whovian). Também promove eventos como o Doctor Oxe e o Cine Who.

Conselho Jedi Bahia – O Conselho Jedi Bahia é o maior fã-clube de Star Wars do estado e conta com mais de cem membros e muita Força para realizar eventos cada vez melhores sobre a saga de George Lucas, sempre visando a caridade. Para a Batalha de Fandoms, o Conselho preparou o sabre de luz e muita zoeira para defender a galáxia muito, muito distante.

Magic Zoo: O Magic Zoo é um fã-clube dedicado a celebrar a saga Harry Potter e seus derivados, realizando eventos temáticos na cidade e propondo ações de interação com o público. O grupo possui um núcleo de produção de cosplays dos personagens da saga, bem como um núcleo artístico de confecção de elementos cenográficos para incrementar as suas apresentações.

Star Trek Bahia: O Star Trek Bahia procura manter o legado da Federação dos Planetas Unidos, promovendo a paz, o respeito mútuo e a diversidade, e a convivência harmônica da humanidade, lutando contra qualquer tipo de preconceito, aprendendo sobre novas culturas, povos e civilizações, buscando novos horizontes indo sempre onde ninguém jamais foi antes.

}

Programação

Informações Gerais

HORÁRIO TEMA
13:10h a 13:50h Game of Thrones – Teorias e Profecias para o Final da Saga
14:00h a 14:40h Mulher Maravilha e o Poder Feminino
14:50h a 15:40h Batalha dos Fandoms
15:50h a 16:30h Descobrindo a Discovery
16:40h a 17:20h O roteirista de mídias: escrevendo para games, RPG, quadrinhos e desenhos animados
17:30h a 18:10h Os segredos e as teorias de Star Wars: The Last Jedi
18:20h a 19:00h Board Games Orientais na Bahia
HORÁRIOS TEMA
13:20h a 14:00h Representatividade Importa Sim! Diversidade racial na cultura pop
14:10h a 14:50h De senhor idoso a mulher empoderada: a regeneração como recurso de reinvenção em Doctor Who
15:00h a 15:40h Do amor por animes e mangás nasce um RPG de sucesso – a História do Tormenta RPG
15:50h a 16:30h Bahia – Terra de Literatura Fantástica!
16:40h a 17:20h Harry Potter: a incrível magia dos 20 anos da saga
17:30h a 18:10h Ilustradores Freelance: Onde moram? O que comem?
18:20h a 19:00h Mutação X: Explorando o universo mutante dentro e fora dos quadrinhos

Palestras

Confira a programação dessa edição

Harry Potter: A incrível magia dos 20 anos da saga


Sinopse: 
A saga Harry Potter, enfim, completou duas décadas e conseguiu atingir diversos públicos. Qual o segredo de tanto sucesso? O que há por trás dessa magia?

Grupo: Fã-Clube Harry Potter Salvador – Magic Zoo

Palestrante: Marcelo Vitz e Moema Fonseca

Biografia: Marcelo Vitz – Formado em Cinema e Vídeo, atua como produtor de tv e diretor de seriados de animação. Lidera a equipe do Harry Potter Salvador Magic Zoo.

Moema Fonseca – Formada em Jornalismo, pós-graduada em Comunicação e Semiótica. Artista plástica e coordena o núcleo artístico do fã-clube.

 

Mutação X: Explorando o universo mutante dentro e fora dos quadrinhos

Sinopse: Conhecidos como uma franquia de inclusão e luta contra os preconceitos, os X-Men e seus títulos variantes (Novos Mutantes, Wolverine, Deadpool, etc.) tem uma extensa lista de adaptações para mídias como o cinema e TV, tornando-se um dos maiores sucessos do Universo Marvel fora dos quadrinhos. Entretanto, o que existe entre a arte sequencial e suas adaptações? Nessa palestra, traçaremos um histórico das diferentes encarnações mutantes e como a sua mensagem é repassada para um novo público até os dias de hoje.

Palestrante:  Edimário Duplat

Biografia: Edimário Duplat é Produtor Cultural e Jornalista, com enfase em produção de conteúdo relacionado a esportes e universo geek/nerd.Fascinado por quadrinhos,  contribui com matérias para portais como Bahia Notícias e Jovem Nerd, falando sobre HQs, Sci-Fi, Cinema e Séries. Atualmente, também produz em seu Instagram o desafio das #365hqs, no qual faz uma análise por dia de obras da arte sequencial. Seu trabalho pode ser conferido no site https://edimarioduplat.wordpress.com/

Do amor por animes e mangás nasce um RPG de sucesso - a História do Tormenta RPG


Sinopse:
Essa é uma palestra construída para poder contar toda trajetória do mais famoso cenário nacional conhecido como Tormenta. O Cenário surge para o Sistema conhecido como 3D&T e ao longo dos anos ganhou suplementos e histórias próprias até que se desenvolveu para o Tormenta RPG adaptado então para o sistema D20, um dos mais adorados pela comunidade Nerd. Hoje o cenário de Tormenta conta com diversos Livros de RPG, Romances Maravilhosos e Quadrinhos espetaculares.

Grupo: Matilha

Palestrante:  Luis Eduardo (Garou)

Biografia: Formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador, realizou diversas atividades no cenário Geek através do grupo Máfia dos Otakus maior grupo de cultura pop oriental de salvador. Atual coordenador do grupo Matilha – Os Filhos de Gaia que promove a quatro anos encontros voltados ao cenário do RPG em Salvador/BA, hoje com apoio da Editora Humanidades Educação e da Faculdade Maurício de Nassau, além de participar de outros eventos sempre com a ideia de disseminar o RPG e suas variáveis como ferramenta acadêmica em potencial e disseminar os seus diversos benefícios.

 

Os segredos e as teorias de Star Wars: The Last Jedi

Sinopse: A Força está de volta aos cinemas. Com Star Wars: Episódio 8 – The Last Jedi, perguntas serão respondidas e muitas outras vão estar com os fãs da saga galáctica.

Quem é o líder Snoke? O que aconteceu com Luke? De onde vem Rey?

Vamos papear sobre a produção do filme e as novidades de mais um capítulo de Star Wars com o Conselho Jedi Bahia!

Grupo: Conselho Jedi Bahia

Palestrante:  João Marcelo Cunha

Biografia: Analista de Mídias Sociais. Nerd desde que se entende por gente, fã de Star Wars e membro cofundador do Conselho Jedi Bahia. Deveria ter nascido nos anos 80 e é seguidor dos ensinamentos de Mestre Yoda.

O roteirista de mídias: escrevendo para games, RPG, quadrinhos e desenhos animados

Sinopse: O palestrante fala sobre a vida e trabalho do roteirista, e os caminhos para escrever para diversas mídias.

Grupo:
Matilha

Palestrantes:  Christopher Kastensmidt

Biografias: Christopher Kastensmidt é roteirista norte-americano, radicado em Porto Alegre desde 2001. Participou da criação de trinta games, totalizando milhões de unidades vendidas, e chegou a ser Diretor Criativo da Ubisoft Brasil. É roteirista principal do desenho animado Starlit Adventures (em produção). Também é autor de livros, contos e quadrinhos publicados em vários idiomas. Sua obra mais conhecida é o mundo ficcional A Bandeira do Elefante e da Arara, cujas histórias renderam para ele uma indicação para o prestigioso Prêmio Nebula (EUA). Leciona na UniRitter, nos cursos de jogos digitais e letras.

Board Games Orientais na Bahia


Sinopse:
Você conhece o xadrez japonês, ou Shogi? Já jogou o Mahjong (não este solitário dos aplicativos, e sim o competitivo)?! Não? Chegou a hora de entrar nesse mundo! Venha conhecer esses e outros jogos clássicos orientais, sua chegada em território baiano, como é onde jogar.

Grupo:
Oficinas Lúdicas

Palestrante:  Alisson Belém

Biografias: Sócio Fundador do Oficinas Lúdicas, Coordenador de Atividades da ACBJ (Associação Cultural Brasil Japão), organizador de eventos competitivos de TCG (Trade Card Games), gerente da área TCG da Celestial Wolves Gaming

Bahia – Terra de Literatura Fantástica!

Sinopse: Salvador, Bahia, terra de Jorge Amado, Joao Ubaldo Ribeiro, Castro Alves, Gregório de Matos. Estas terras são regadas de histórias, culturas, tradições e renomados escritores. Mas a Bahia também é terra de Fantasia! Pensando nisso, o Anipolitan traz hoje um bate papo com 3 jovens escritores Baianos de Literatura Fantástica, donos das obras Grim Reaper e O Tesouro das Fadas, para falar do que há de fantástico em escrever livros e aventuras.

Grupo: Dragão Geek

Palestrantes: Nick e Bettina Winkler (Grim Reaper), Vinicius de Oliveira (O Tesouro das Fadas)

Mediador: Arthur Arantes

Biografias: Nick e Bettina Winkler: Nick e Bettina Winkler são autoras soteropolitanas de fantasia, terror e ficção cientifica, ambas autoras do primeiro livro da trilogia Grim Reaper: Jornada da morte. Nick cursa letras e sonha em ter a sua infinidade de livros inacabados de literatura jovem/adulta publicados, que combinam vários de gêneros como a fantasia, o horror, ficção científica e romance. Bettina é graduada em gestão de turismo e está estudando para ser tradutora literária. Ambas são encantadas pelo gênero ficção fantástica e fantasias sombrias. As principais inspirações para escrever o seu primeiro livro foram os livros da escritora Cassandra Clare, Os instrumentos mortais, e o anime/mangá Fate Stay Night.

Vinicius de Oliveira: 22 anos, nascido em Salvador BA, é estudante de Direito e sempre foi apaixonado por livros de magia e aventura e cinema, sobretudo filmes que versassem sobre seres sobrenaturais. Após alguns anos estudando sobre

Espiritualidade e Esoterismo, absorveu esses conhecimentos, o que o levou a escrever aprimeira obra da trilogia O Tesouro das Fadas.

Arthur Arantes: Criador do Dragão Geek e Host do Podcast P2Cast, Arthur é criador de conteúdo Nerd desde 2014, quando iniciou a página Dragão Geek, local para se falar de cultura pop, RPG, humor e novidades do mundo Nerd e Geek! Venha se aventurar com a gente!

De senhor idoso a mulher empoderada: a regeneração como recurso de reinvenção em Doctor Who

Sinopse: 14 doutores, 14 rostos e 14 formas de contar a mesma história. Como Doctor Who, uma série que existe há 54 anos, consegue se manter viva e atual até os dias de hoje? Como ela utiliza novos protagonistas para se reinventar e quais as implicações da nova doutora para a série? Venha participar de um bate papo por todo o espaço tempo sobre a maior série de ficção científica da história com o Whovians BA


Grupo:
Whovians Ba

Palestrante:  Lucas Gabriel e Luana Vieira

Biografias: Lucas Gabriel: Estudante de publicidade nas horas vagas e formado em viagens no tempo através de 6 anos de Doctor Who. Acredita que não estamos sozinhos no universo e aguarda pacientemente o dia em que o Doutor vai vir buscá-lo.

Luana Vieira: Advogada não-praticante e estudante de Comunicação e Marketing, Luana é completamente apaixonada por cultura pop. Envolvida com comunidades e fan-clubes de livros, series e jogos desde seus 12 anos ela passou a trabalhar com eventos do tipo desde 2012 quando realizou um café temático de Harry Potter no Anipólitan e, desde então, não parou mais, hoje trabalhando na 42 Cultura e Entretenimento. Administradora e a verdadeira Imperatriz do Whovians Ba a 6 anos, ela sabe que um dia será não uma companion, mas a própria Doctor!!

Descobrindo a Discovery


Sinopse: 10 anos antes da sua estreia – a icônica série que deu origem a uma saga que há 51 anos, 6 séries oficiais, mais de 731 episódios, 12 filmes, dezenas de HQ’s, centenas de livros e isso contando somente os números oficiais – Jornada nas Estrelas (ou Star Trek, para as gerações mais novas) volta para a Tv com uma nova nave, uma nova tripulação, novas aventuras, novos – e por que não? – dramas, em um formato totalmente diferente e ambicioso.

Vamos discutir o que levou a decisão de ressuscitar Star Trek como série, as polêmicas de bastidores, como fazer um prequel  de uma série dos anos 60 com a tecnologia e o conhecimento de hoje, “to Cannon or not to cannon” e muito mais.

Então pare de se mexer pois está na hora de nos teletransportarmos para o universo intrigante e sempre atual de Star Trek!


Grupo:
Star Trek Bahia

Palestrantes: Roberto Camara Jr. e Mário Bastos

Biografias: Roberto Camara Jr.  – Gerente de Projetos em Mídias e Redes Sociais, geek em potencial, quase nerd amador, pai da Elis, casado, louco por Podcasts e acredita que Star Trek é uma visão do nosso próprio futuro.

Mário Bastos – Quadrinista e escritor frustrado. Amante de histórias de ficção histórica, ficção científica e fantasia, mestre de RPG e porco do chiqueiro da PO.CI.L.GA.

Mulher Maravilha e o Poder Feminino


Sinopse:
A poderosa super-heroína tem uma rica trajetória, feita de histórias sobre mulheres, feminismos, sociedade e política. Foram mais de 70 anos em que a ficção da Mulher Maravilha está em dinâmica com os movimentos das mulheres! Agora em 2017, a heroína ganhou seu primeiro filme e voltou com todos os holofotes da mídia direcionados para ela. Nosso bate-papo é sobre essa dinâmica e conhecer os feminismos da Mulher Maravilha!

Grupo: Plano Infalível

Palestrantes:  Isabelle Felix e Savio Roz

Biografias: Isabelle Felix: Tradutora e jornalista especializada em jornalismo digital. Como tradutora, trabalha nas edições da Editora Valiant para o Social Comics, assim como Estranhos no Paraíso, de Terry Moore, e as HQs de D&D e Magic: The Gathering, Transformers é My Little Pony também para a plataforma.

Como jornalista, possui trabalhos na Mundo Estranho e também é colaboradora do Universo HQ e Garotas Geeks.

Criou o canal de YouTube Plano Infalível, que também é site, e idealizou o desafio #365hqs, que se trata de ler e resenhar uma HQ por dia.

Savio Roz: Mestre em História e produz pesquisas sobre Imaginários e Representações nos espaços de gênero e Feminismo. Tem os quadrinhos enquanto objeto e fonte de análises históricas sobre diversos vestígios do passado. Escreve para o site Plano Infalível, junto com Isabelle Felix.

Game of Thrones - Teorias e Profecias para o Final da Saga

Sinopse: A 8ª temporada de Game of Thrones está prevista para chegar só em 2019 e já estamos especulando com vai terminar a guerra pelo trono de ferro. Os fãs discutem as diversas teorias que estão espalhadas nas mais diversas camadas da deep web e várias profecias que estão presentes nos livros ainda não foram concretizadas na série. Mas quem vai terminar no trono? Quem é o Rei da Noite? Quem vai morrer? O Cinesia Geek convoca todo o reino para debater o futuro da saga de acordo com as teorias e profecias.

Grupo:
Cinesia Geek

Palestrante:  Danilo de Oliveira e Priscila Dórea

Biografias: Danilo de Oliveira: Um apaixonado por filmes, série, games e cultura nerd em geral, vê em sua paixão uma referência para se adaptar no dia a dia.

Priscila Dórea: Estudante de Jornalismo nas horas vagas, é uma otaku quase old school e uma leitora descontrolada.

Ilustradores freelance: Onde moram? O que comem?

Sinopse: Vamos ter uma conversa sobre como é ser ilustrador freelance, a importância da internet nessa jornada e quais são os obstáculos, tanto emocionais quanto sociais, que pessoas da área ainda enfrentam para conseguir prosperar.  Tocando em temas como auto publicação, criação de conteúdo e desenvolvimento de um estilo pessoal, também vamos desconstruir preconceitos comuns que todo ilustrador enfrenta em um país que não apoia essa profissão.

Palestrante:
 Joana Fraga

Biografias: Joana Fraga é ilustradora freelance há 4 anos, com experiência em ilustração para livros infantis. Também realiza trabalhos com fandoms, através de fanarts, modelos 3D e maquetes.

 

Representatividade importa sim! Diversidade racial na cultura pop.

Sinopse: A importância da diversidade tem sido muito debatida nos últimos anos, especialmente porque tem se questionado a ausência histórica de diversos grupos presentes na sociedade, mas que não se viam nas telas de TV, cinemas, publicidades, etc. Perante a inclusão de personagens de destaques em blockbusters como o Pantera Negra nos filmes da Marvel e a mudança de uma personagem albina para uma afro-descendente em Deadpool, pretendemos discutir a ausência histórica de personagens Negros, bem como as repercussões dessa recente inserção nos filmes, séries, HQs, fazendo um destaque para  a importância destes personagens na construção identitária de jovens Negros e como eles estão representados.

Palestrante:
 Jeane Marques (aka Rayto) e Gill Nguni

Biografias: Jeane Marques (aka Rayto): Formada em História pela UNEB e estudante de Direito da UFBA, é cosplayer e fã de cultura pop em geral.

Gill Nguni: Mestre em História Regional e Local pela UNEB, é professor de História e fã de cultura pop!

16 & 17/12

Sábado e Domingo
}

10h às 19h

Confira programação geral
r

Livre

Para todos os públicos
Share This